A fé deriva da promessa

Promessa é um ato fiel, leal e sincero, ou pelo menos deve ser.
Segundo o dicionário, promessa é uma declaração com a intenção de cumprir, mas quando você diz que vai fazer algo e, se der certo, cumprirá com sua parte da sua palavra, isso seria promessa? Olhe atentamente para isso com olhos dignos e perceba que mais parece uma troca do que uma promessa. Promessa é algo que você tem que cumprir, não tem a ver com troca. A promessa é algo baseado em ações, na esperança e no compromisso, não no 'se...' porque a dúvida não é uma coisa divina.

“Pela fé Abraão, quando provado, praticamente ofereceu Isaque — o homem que havia recebido alegremente as promessas tentou oferecer seu único filho —,  embora se tivesse dito a ele: “O que será chamado sua descendência* virá por meio de Isaque.”  Mas ele concluiu que Deus era capaz de levantar Isaque até mesmo dentre os mortos; e da morte o recebeu em sentido ilustrativo.”  (Hebreus 11:17-19)
Jeová tranquilizou Moisés dando-lhe duas promessas fortalecedoras: “Mostrarei estar contigo, e este é o sinal para ti de que sou eu quem te enviou: Depois de teres feito o povo sair do Egito, servireis o verdadeiro Deus neste monte.” (Êxodo 3:12) Deus estava dizendo a seu hesitante servo que estaria sempre com ele. Além disso, Jeová estava indicando que sem falta libertaria seu povo. Ao longo dos séculos, Deus tem feito promessas de apoio similares. Por exemplo, por meio de Moisés ele disse à nação de Israel quando ela estava entrando na Terra Prometida: “Sede corajosos e fortes. . . . Jeová, teu Deus, é quem marcha contigo. Não te desamparará nem te abandonará completamente.” (Deuteronômio 31:6) Jeová também garantiu a Josué: “Ninguém se manterá firme diante de ti em todos os dias da tua vida. . . . Mostrarei estar contigo. Não te desampararei, nem te deixarei completamente.” (Josué 1:5) E ele promete aos cristãos: “De modo algum te deixarei e de modo algum te abandonarei.” (Hebreus 13:5) Com tal apoio poderoso, devemos nos sentir orgulhosos de ser cristãos! http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200271757
A fé realmente deriva da promessa e é isso o que faz avançarmos em amor, mantermos a esperança e viver a paz de Deus que supera todo pensamento. (Filipenses 4:7)
[pro·mes·sa |é|
(latim promissa, plural neutro de promissus, -a, -um, particípio de promitto, -ere, enviar para diante, deixar ir para diante, deixar crescer, garantir, assegurar)
 substantivo feminino
1. .Ato ou efeito de prometer. = PROMETIMENTO, PROMISSÃO
2. Declaração em que se anuncia a outrem ou a si mesmo uma .ação futura ou intenção de dar, cumprir, fazer ou dizer algo.
3. [Figurado]  Esperança fundada em aparências.
4. Acordo, oral ou escrito, em que as partes se obrigam a cumprir o estabelecido (ex.: promessa de compra e venda). = COMPROMISSO
"promessa", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/promessa [consultado em 24-06-2015].]
Que o nosso eterno, amado e justo Deus Jeová nos dê um bom dia de perseverança, brandura e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                      Joca Vitorino



Pensamento: “Pela fé Abraão, quando provado, praticamente ofereceu Isaque — o homem que havia recebido alegremente as promessas tentou oferecer seu único filho —,  embora se tivesse dito a ele: “O que será chamado sua descendência virá por meio de Isaque.”  Mas ele concluiu que Deus era capaz de levantar Isaque até mesmo dentre os mortos; e da morte o recebeu em sentido ilustrativo.”  (Hebreus 11:17-19)

Comentários