Ouvir é um ato de amor

Concentre-se. Ouça atentamente o que está sendo dito. Isso fará com que você seja considerado um amigo legal. Um amigo legal presta atenção ao que o outro amigo diz. Presta tamanha atenção que é capaz de escrever da maneira que ouviu. Um amigo de verdade sabe quando deve falar, quando deve dizer algo, e quando diz algo tem que ser algo produtivo, valoroso, satisfatório.
Ouvir é respeitar, entender, ajudar, permitir. Vivemos dilemas, traições, violência, desespero, dor, lágrimas e sofrimento e, por causa, do 'aumento do que é contra a lei' necessitamos desabafar, ter alguém com quem possamos contar e, assim, nos livrarmos da dúvida, da angústia e da amargura. Então, saber ouvir é considerado uma arte. A arte do amor, pois ouvir é um gesto de quem respeita, de quem se importa realmente e de quem ama, principalmente. (Mateus 24:12)
"O sábio escutará e absorverá mais instrução." (Provérbios 1:5) Essa afirmação explica porque devemos ouvir detidamente um assunto, porque isso fará com que adquiramos mais instrução, mais conhecimento e, a partir daí, poderemos discernir e aplicar com autoridade as verdades que dissermos. Aplicar com autoridade posto que fazer algo de maneira adequada, profissional e natural denota aptidão, capacidade.
Até para a nossa sobrevivência precisamos escutar. “Escutai-me atentamente e comei o que é bom, e deleite-se a vossa alma com a própria gordura.   Inclinai o vosso ouvido e vinde a mim. Escutai, e a vossa alma ficará viva, e eu concluirei convosco prontamente um pacto de duração indefinida.” (Isaías 55:2, 3) Essa é a Palavra de Deus, a verdade que conduz à vida. Mas, para entendê-la deve-se escutá-la. Escutar é ouvir com carinho. Ouvir é um ato de amor. “Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado". (Lucas 8:18 –Bíblia Online)
 Que o nosso soberano, santo, eterno, fiel e justo Deus Jeová nos dê um bom dia de amor, consolo, consideração, madureza, fé, alegria e boa saúde em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                               Joca Vitorino

Pensamento: “Lançai sobre [Jeová] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:7)

Comentários