O que é melhor: ter amigo ou ser amigo?

Eu sou seu amigo. E gosto de ter a sua amizade porque foi a partir daí que consegui perceber melhor quanta estima e mérito advém de alguém como você. Foi andando com você que aprendi como tratar as pessoas, que elas merecem um tratamento adequado, digno. A sua amizade me influenciou quando você me fez desistir de fazer algo inaceitável aos padrões humanos (pior aos padrões divinos). Entendi que o valor que devemos dar aos ao nosso redor tem que ser igual ao que queremos ter. Relutei, mas refleti e senti, na prática, que é o certo a fazer.
Ter a sua amizade é louvável. Sim, louvável, posto que você mostra favor e honra aos outros e isso conta como ponto a seu favor.
A sua amizade não é algo dispensável, portanto, sendo essencial, mostra que está fazendo bom uso das atribuições dadas pelo Criador.
Um dia eu queria sorrir e não podia, foi quando veio você com a sua intensa benignidade e amor e me trouxe a certeza de quão bom é ter amizade de verdade. Uma amizade sem esperar que eu desse algo como retorno, nenhum pagamento ou gratificação por isso.
Um dia eu queria ser feliz e você, na infante determinação de amar, me fez saber e crer que família é símbolo de amizade também. E de amor. De verdade.
O que é melhor: ter amigo ou ser amigo? Qual a importância de ter uma amizade? Qual o valor de você ser amigo?
Um bom conceito de amizade que li é: A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades. (Millôr Fernandes) Porque é assim que agem os 'amigos', querem e precisam falar, e nós os outros 'amigos' precisamos e devemos ouvir.
Existem conceitos e opiniões, mas a Bíblia, como Palavra de Deus, nos dá uma veraz informação sobre amizade: “Há companheiros dispostos a se fazerem mutuamente em pedaços, mas há um amigo que se apega mais do que um irmão.” (Provérbios 18:24) Essa é uma análise do comportamento humano quanto a amizade. É a representação real sobre a amizade e sobre como devemos ser em relação às pessoas.
Que o nosso amado, feliz, justo, santo e fiel Deus Jeová nos dê um bom dia de alegria, boa saúde, paz, muito amor e bençãos  em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                           Joca Vitorino

Pensamento: “Não foi Abraão, nosso pai, declarado justo por obras, depois de ter oferecido Isaque, seu filho, no altar?  Observas que a [sua] fé cooperou com as suas obras e que a [sua] fé foi aperfeiçoada pelas [suas] obras,  e cumpriu-se a escritura que diz: “Abraão depositou fé em Jeová, e isso lhe foi contado como justiça”, e ele veio a ser chamado “amigo de Jeová.” (Tiago 2:21-23)



Comentários