Já procurou ter o prazer de se conhecer?

Conhecer a si mesmo. Já reparou como é difícil fazer isso? Dependemos disso para a convivência social e civilizada, mas quantos de nós se empenham em conhecer a si mesmo?
Estamos assistindo tv, então aparece uma notícia sobre alguém tido como famoso, 'que o casal vai se separar', por exemplo. Penso então: 'Que tenho eu a ver com isso?' Como pode uma rede de Tv dizer que é notícia ou entretenimento a vida particular de alguém? Eu mesmo não sinto interesse algum em saber sobre quem fez da sua vida um problema, porque temos pessoas na nossa amizade que consideramos muito importantes, mais importantes que os famosos, e nunca ninguém se interessou em noticiar sobre eles porque não dá prestígio ou índice de audiência. Mas as pessoas estão loucas pra saber sobre um artista, sobre a vida alheia (não para ajudar). O que isso vai trazer de proveito para a sua vida?
Conhecer a si mesmo é algo que pode melhorar a sua personalidade, o seu grau de amizade e a sua conduta. Vai torná-lo melhor amigo, irmão, pai, mãe, profissional... vai torná-lo revestido duma nova personalidade. “Deveis pôr de lado a velha personalidade que se conforma ao vosso procedimento anterior e que está sendo corrompida segundo os seus desejos enganosos;  mas que deveis ser feitos novos na força que ativa a vossa mente,  e que vos deveis revestir da nova personalidade, que foi criada segundo a vontade de Deus, em verdadeira justiça e lealdade.” (Efésios 4:22-24) Conhecer a si mesmo dá esse prazer.
Conhecer o seu modo de agir, o seu temperamento e a sua índole o faz afastar-se da calamidade. “Remove de teu coração o vexame e afasta de tua carne a calamidade; pois a juventude e o primor da mocidade são vaidade.” (Eclesiastes 11:10) O auto-conhecimento o eleva. 
Já procurou ter o prazer de se conhecer?
Que o nosso maravilhoso, espetacular, esplêndido, fiel, justo e amoroso Deus Jeová nos dê um bom dia de bençãos, proteção, frutos do espírito santo e sabedoria em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                      Joca Vitorino

Pensamento: [Cada um deve seguir o seu caminho] “O caminho da águia nos céus, o caminho da serpente sobre uma rocha, o caminho do navio no coração do mar e o caminho do varão vigoroso com a donzela.” (Provérbios 30:19)


Comentários