Use bem a palavra

Aprendemos a falar (será mesmo que aprendemos?) e falar nos tornou escravos do modo de dizer as palavras, não nos fez melhores para dizer as palavras certas. Todos querem ouvir um 'eu te amo', mas quantos sentem isso de verdade? As palavras, assim como o nosso alimento, podem fazer bem e podem fazer mal. Vai depender do modo como aceita ou do modo como envia isso.
Aprendemos a falar palavras gentis, mas soam palavras agressivas quando acontecem coisas que desagradam. Aprendemos a falar palavras cultas mas não podemos usá-las no dia a a dia porque muitos não compreenderão a mensagem. E falamos um português-brasileiro-mal ensinado que não nos faz inteligentes e não nos permite ser sábios. Falamos uma língua como se fôssemos uma comunidade afastada ou um povo que fala um linguajar próprio, autônomo. Temos classificação pra tudo e 'colocamos apelido em quem tem nome'. Somos um povo impar e isso é, no mínimo, curioso.
Aprendemos a falar e não fazemos conforme falamos, porque a palavra é apenas um símbolo do entendimento e não uma forma de comunicação, porque forma de comunicação é expressar bem e para todos o que sente, o que pensa e o que conduz.
A interpretação é a palavra, a mensagem é a palavra e o objetivo é a palavra.
A palavra é uma muralha quando usamos e baseamos o entendimento e  a direção de forma obediente e certeira.
A Palavra de Deus dá esperança. “A vereda dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido.”  (Provérbios 4:18) Percebemos aqui que a Palavra é um caminho, não nos deixa sem direção.
“Outrora éreis escuridão, mas agora sois luz em conexão com [o] Senhor. Prossegui andando como filhos da luz.” (Efésios 5:8) Vemos aqui que compartilhar a Palavra é aplicá-la tanto em nossas vidas como na do próximo.
A palavra é, então, um fluxo contínuo, necessário e fortalecedor. Usemo-la melhor.
Que o nosso santo, soberano, grandioso, maravilhoso e real Deus Jeová nos dê um bom dia de amor, santidade, bondade, paciência, paz e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo! 

                                                                Joca Vitorino

Pensamento: “Prega a palavra, ocupa-te nisso urgentemente, em época favorável, em época dificultosa, repreende, adverte, exorta, com toda a longanimidade e [arte de] ensino.” (2 Timóteo 4:2)

Comentários