Quando o amor não dá certo

Você chora, briga, se humilha, mas não existe uma maneira de alcançar o que mais queria que é o amor de uma pessoa que esteve ao seu lado durante um longo período e em diversas situações. Uma pessoa que suportou suas mentiras, enganos e traições, mas que nesse dia cansou. O que fazer? Fugir da realidade não resolve nada e ainda deixa em você uma marca assim: 'Sou fraco e covarde', como se fossem seu nome e sobrenome.
Quando você ama e faz tudo o que se pode para alcançar, manter e assegurar um amor, mas não é tão assim como imaginava, não quer dizer que amou pouco ou que amou mal; quer dizer que amou. E o amor é assim, sem egoísmo. Se a pessoa não viu o seu amor com os olhos do coração, o seu amor não está contaminado, ainda bem!
O amor, para a sua própria satisfação egoísta, não traz alegria de verdade, e o que fica é uma coisa chamada insatisfação e a pessoa se pergunta: 'por que será que as coisas não dão certo para mim?', isso, quanto ao amor; e não dá certo porque está fazendo com o propósito errado, como enfatiza a Bíblia: "Pedis e ainda assim não recebeis, porque estais pedindo com propósito errado, para que [o] possais gastar nos vossos desejos ardentes de prazer sensual." (Tiago 4:3) Esse tipo de comportamento é indecente e desgasta e enfraquece o amor. A vitamina do amor é o respeito e a confiança. Para amar bem tem que ter boa índole e decência. Para que o amor dure é necessário renovar a promessa de perdoar, se for necessário, mas só se for extremamente necessário, para que o outro não ache que há uma brecha e possa fazer disso uma festa. 
Preste bem atenção a como uma pessoa que diz amar você reage quando em certas circunstâncias. "O amor não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses, não fica encolerizado." Por aí dá pra notar esses três pontos dispostos caracteristicamente. Não se comportar indecentemente remete ao respeito. Não procurar os próprios interesses significa valorizar tanto o outro que espera, e não ficar encolerizado subentende-se que ele vai suportar as pressões e as condições de forma a não mudar a conduta ou o desempenho. Também diz assim: O amor... alegra-se com a verdade. Que maravilha! A verdade é o contrário da mentira e sendo assim, coloca a ambos frente a frente para o entendimento e possivelmente, o perdão. Enfim, se for mesmo amor, perceba como a Palavra de Deus continua a dizer: "O amor nunca falha. Quem falha somos nós, mas o amor dá um tempo e, como um leve castigo disciplinar de um pai amoroso, vem o alívio e o retorno ao bom convívio. E tem mais! "O amor suporta todas as coisas, mas suporta quando é alicerçado em terreno sólido, não duvidoso. Acredita todas as coisas, quer dizer, acredita que pode mudar, que vai melhorar, que mesmo assim, merece mais uma oportunidade. E persevera em todas as coisas, porque perseverar é atitude de homem forte, de homem que inspira confiança, de quem não desiste, porque o amor vale tudo isso. Vale mais do que tudo isso. (1 Coríntios 13)
Reajuste sua conduta por refletir: 'Como pode se relacionar bem com alguém se você não passa confiança, se nem você mesmo acredita que pode?
"Agora [que] pusestes de lado a falsidade, falai a verdade, cada um de vós com o seu próximo, porque somos membros que se pertencem uns aos outros." E falar a verdade tira um peso enorme da sua consciência e dá paz e tranquilidade. E aí, vai perder essa oportunidade? (Efésios 4:25)
Talvez uma pessoa como você se pergunte: Deus se importa com uma pessoa igual a mim? E o próprio soberano do universo responde em Sua palavra, a Bíblia: "Jeová... é paciente convosco, porque não deseja que alguém seja destruído, mas deseja que todos alcancem o arrependimento." (2 Pedro 3:9) Quando você não se preocupa tanto consigo mesmo, o amor pode dar certo. E para tal, esteja no meio de gente de valor e moral elevados, porque a amizade verdadeira faz com que receba apoio e ajuda a manter o bom equilíbrio mental e espiritual.
Que o nosso soberano, amoroso, justo, santo e querido Deus Jeová nos dê um bom dia de fé com obras, sabedoria, proteção, boa saúde, paz, alegria, amor e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                              Joca Vitorino

Pensamento: "Não estejais mentindo uns aos outros. Desnudai-vos da velha personalidade com as suas práticas." (Colossenses 3:9) 
  

Comentários