Prosa sem verso e verso sem prosa

Um homem conversa com outro homem diante de uma cerca de arame, e o que eles falam é o assunto mais comentado do momento, que é a prisão de um jovem morador da região.
A conversa tem vida; veio de um caloroso 'bom dia!' e se transformou numa troca de ideias sobre paz, liberdade, trabalho, família e novidades, que culminou no assunto 'detenção'. E o homem mais velho fez uma síntese falada da sua vida no campo, quando morava com o pai, da única surra que levara por ter feito peraltice, do modo de tratar as pessoas e de uma mulher que viveu por quarenta e três anos e o deixou por um homem muito jovem.
Ele falou sem mágoa, sem intenção de denegrir a imagem da ex-companheira, talvez com piedade, porque o homem a deixou e hoje ela vive com poucos recursos.
O que há de interessante nisso é o seu apego pelo sagrado. Ele me contou que tem uma Bíblia que ganhou de uma Diretora de uma Escola e que já ofereceram C$ 1.200,00 (um mil e duzentos cruzeiros) ou uma troca por um conjunto de enciclopédia, mais C$ 500,00 (quinhentos cruzeiros), o que ele rejeitou, pois disse prezar muito o que é de Deus, inclusive atribuindo os seus setenta e quatro anos a sempre ter honrado ao Criador e prezado as pessoas ao redor.
Pensei: esse mundo é engraçado e trágico também. E raciocinei: para servir a Deus tem que passar por etapas como as de uma planta e ser bem regada, porque regar é importante e mostra se está recebendo os nutrientes necessários, como diz a Bíblia: "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus [o] fazia crescer." (1 Coríntios 3:6)
Então, plantemos e reguemos -preguemos as boas novas e revisitemos- pois quem faz crescer é Deus.
Que o nosso soberano, eterno, fiel, justo e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de frutos do espírito santo, proteção, bençãos, boa saúde e sabedoria em nome de nosso senhor Jesus Cristo!

                                                  Joca Vitorino

Pensamento: "A própria criação [a humanidade] será também liberta da escravização à corrupção e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus." (Romanos 8:21) 

Comentários