Pra viver bem é preciso observar

Sabe que viver bem depende muito de você mesmo? Como assim?, você pode perguntar, mas estive observando na última semana o comportamento de um filho meu, como exemplo; ele mora numa cidade do interior e em frente à sua casa tem um pasto e um caminho bifurcado onde na lateral esquerda segue para as pojucas, fazendas, alambiques e casa de farinha e na lateral direita segue para o centro da cidade onde existem oficinas e outros locais comerciais. Mas o que ele percebe é muito mais do que isso que descrevi aqui. Ele posta fotos incríveis do sol nascente, de arco-íris, por do sol, animais, crianças e paisagens. Ele vê o que interessa a ele. É assim que devíamos agir, perceber as boas coisas, enxergar o que é bom.
Por que olhar o que não é bom? O nosso coração é feliz por ver e sentir coisas agradáveis, então, temos que aprender a direcionar os nossos sentidos para o que nos trará paz. A paz de Deus excede todo pensamento, sendo assim, estaremos percebendo só o que interessa. (Filipenses 4:7)
Observar é entender o que se vê e até o que não se pode ver, porque sabemos que tudo o que Deus deseja para nós é que sejamos salvos e dizemos: "Tuas advertências são maravilhosas. Por isso é que a minha alma as tem observado." (Sal. 119:129) Saber viver bem, segundo esse ensinamento, é observar as advertências do Criador e colocar em prática o que é bom para ser observado. 
Você tem observado o que é interessante?
Perceba como, no decorrer da sua vida tudo tem seguido um proceder natural. Preste atenção quando estiver caminhando, quando estiver ouvindo música e quando estiver dialogando ou escutando. Perceba também, nas Palavras Sagradas, as orientações para uma vida digna e feliz. Admire o Criador e Suas criações. Sinta a alegria de respirar, de enxergar e de sentir o sol ou a chuva na sua pele.
A leitura da Bíblia satisfaz. Preenche nossa mente com ideias eficazes e prazerosas. Para viver bem é preciso observar os mandamentos de Jeová Deus, contudo Seus mandamentos não são pesados. (1 João 5:3) Experimentar deve ser o primeiro passo para você.
Que o nosso soberano, excelso, grandioso e misericordioso Deus Jeová nos dê um bom dia de paz, alegria, harmonia, proteção, boa saúde e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                     Joca Vitorino

Pensamento: "O próprio povo não preparara ainda seu coração para o Deus de seus antepassados." (2 Crônicas 20:33)


Comentários