Os amigos se foram e restou nós dois

Ele sentia que os amigos foram como pipoca no saco numa sala de cinema: aos poucos iam acabando, até que restou só um, justamente aquele que parecia que não ia durar muito.
Os jovens, depois do advento do perdão penal para crimes por eles cometidos, tornaram-se menos respeitosos e menos cuidadosos também. À medida em que 'podem' cometer certos delitos, incorrências, danos patrimoniais, morais, físicos, podendo até perpetrar um crime, surgem objetos de estudo para uma ordem social estabilizada. O que será que está acontecendo? Será que o governo tornou-se impotente quanto a essa questão? Existem assuntos primordiais que superam essas necessidades e expectativas?
Podemos olhar alguns fatores que contribuíram para isso, dentre estes destacamos o olhar da União, por não aprovar medidas simples e eficazes como as que tínhamos, a exemplo de aulas extremamente essenciais, mas que hoje eles dizem estar vinculadas a outras matérias escolares. Sabemos que o efeito não é o mesmo; é como tomar um antiinflamatório para curar uma dor de cabeça.
Os amigos que ele cultivara no decorrer dos anos sempre mostraram muito interesse em sua amizade. Sua alegria, encanto, decisão e inteligência o destacava dos demais, contudo, assim como o orgulho enfunou e envaideceu o Diabo, assim se dá com aqueles que perdem a humildade e o respeito. Eles tentam ser sempre os destaques, os maiorais e não percebem que só estão afundando.
"Quando a sabedoria entrar no teu coração e o próprio conhecimento se tornar agradável à tua própria alma, guardar-te-à o próprio raciocínio, reguardar-te-à o próprio discernimento, para livrar-te do mau caminho, do homem que fala perversidades." (Provérbios 2:10-12) A Bíblia esclarece que quem tem sabedoria não se envolve com pessoas que tendem a denegrir a própria imagem nem a dos outros, que fica livre do criminoso e do que busca fazer maldade. Pobres pessoas!
Atente ao que diz a Palavra de Deus em Provérbios 16:19 "Melhor é ser humilde em espírito com os mansos, do que repartir despojo com os que se enaltecem."
O bom amigo ama o outro e quer tê-lo sempre junto a si, em todas as ocasiões. Não quer se mostrar para que preste tanta atenção nele que se torne o centro de tudo, mas valoriza sempre o amigo. 
"A exaltação de si próprio e o orgulho, bem como o caminho mau e a boca perversa eu tenho odiado." (Pro. 8:13) Viu? Jeová não se agrada de quem se exalta. Até mesmo lemos na Bíblia que todo aquele que se enaltecer será humilhado e aquele que se humilhar será enaltecido. (Lucas 14:11)  
Os amigos, então, se foram e só restou nós dois, que iniciamos tudo. Eu e você. Velhos amigos e agora, novos amigos. Iniciamos tudo e causou embaraço em alguns por não entenderem como o amor vence tantas barreiras. Causou perplexidade em outros por não entenderem como o perdão deve ser aplicado e nos perdoamos um ao outro e o nosso amor renasceu mais forte, mais confiante, mais vibrante.
Eu amo você, meu amigo do coração!
Que o nosso soberano, eterno, fiel, misericordioso, paciente e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de frutos do espírito santo, proteção, sabedoria, bençãos e boa saúde em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                              Joca Vitorino

Pensamento: "Quem se comportar como o menor entre todos vós é o que é grande." (Lucas 9:48)

Comentários