Como ter uma consciência bem treinada

Ele chegou cedo, trocou rapidamente de roupa e tentou disfarçar, mas ela o olhou com certo rancor e, sem dizer uma palavra, saiu, batendo a porta com força. 
Ele sabia que estava errado, mas queria que ela, ao menos ouvisse o que ele tinha a dizer. A sua consciência acusava-o de estar fazendo tudo de modo incorreto.
Assim como a consciência acusa por certas infrações, sabemos que devemos limitar o nível de erros que estamos sujeitos a cometer se não nos policiarmos.
Os sem lei, sem afeição e sem amizade ficam sem instrução do que é certo e do que é errado. (Rom. 2:14) Estes tem uma consciência que pode dar-lhes testemunho e nos seus próprios pensamentos são acusados ou até mesmo desculpados.
As más companhias e o modo de diversão degradante são um perigo para a nossa consciência, mas para que a tenhamos treinada devemos adquirir conhecimento do que é bom. A Bíblia nos ensina a manter a fé e a ter uma boa consciência e para certificar-se disso deve-se pensar como as Escrituras demonstram em 1 Cor. 4:4 'Não estou cônscio de nada contra mim mesmo. Contudo, não é por isso que eu seja mostrado justo, mas quem me examina é Jeová.' Esse é o ponto de vista do Criador.
Aprendi tais maravilhas num discurso em uma Assembleia especial e mostra que para treinar a consciência devemos tirar conselho dos padrões de Jeová e praticar a leitura diária e meditação. (Sal. 37:23)
Para ter uma boa consciência tem que se alimentar com alimento sólido, que é para maduros, ficando com as faculdades perceptivas treinadas.
Eu mesmo, não quero fazer nada para desagradar nem a mim nem aos que me conhecem e confiam em mim, em especial, não quero ser motivo de desagrado para Jeová, nem para os meus familiares. Quero acordar tranquilo e dormir tranquilo, pois Deus vê quem é bom.
Que o nosso supremo, eterno, benigno, maravilhoso e santo Deus Jeová nos dê um bom dia segundo a Sua santa vontade em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                  Joca Vitorino

Pensamento: "Consciência', digo eu, não a tua, mas a da outra pessoa. Pois, por que haveria de ser julgada a minha liberdade pela consciência de outra pessoa." (1 Coríntios 10:29)



Comentários