A atitude certa a tomar

Ela era linda, disposta e cativante. Tinha tantas qualidades, mas tinha defeitos também, embora não fossem tão perceptíveis, posto que fazia tudo com muita alegria e energia. Era bela, carismática e solícita.
As qualidades nas pessoas são elementos importantes de serem notados. Não somos imparciais como deveríamos ser e costumamos ver mais defeitos do que qualidades nos outros. Embora a qualidade seja um fator essencial referente a amizade e profissionalismo, o defeito pode ser uma distinção entre esta e aquela pessoa, se olharmos por um ângulo diferente e diferenciador. Pode-se ver o defeito como uma característica da pessoa ao fazer referência a ela ao conversar com alguém e isso seria um tanto desagradável e antiético também. Portanto, percebamos mais as qualidades no outro. Tome como exemplo você mesmo; as suas vestimentas, o seu modo de caminhar, a sua voz, alguma parte do seu corpo, a sua determinação ou falta dela em fazer algo, a sua casa, o lugar onde mora... tudo isso pode ser motivo de ser considerado bem ou de ser pilheriado.
Tome cuidado ao se referir a alguma pessoa e caracterizá-la pelos defeitos e não pelas qualidades. Podem estar fazendo o mesmo com você.
Quando criança, na escola, tentaram me apelidar e diziam: 'Seco!' ou 'Esqueleto', ou 'Formiga Atômica!' e a minha resposta era sempre um aceno e um sorriso e nada disso deu certo para eles, pois eles precisavam de alguém que se importasse e se desesperasse, mas eu não estava nem aí. Eu sabia o quanto eu era importante para os meus pais. Eles me diziam isso. E o que pessoas como aquelas falavam não chegavam a me afetar.
Prosseguindo o meu relato inicial, ela era linda mesmo, não só uma pessoa que se vestia bem ou que se maquiava bem. Ela era ela. E tinha defeitos, sem dúvida, mas como enxergar defeito em quem fala com carinho, trata com emoção e senta ao seu lado para ouvi-lo falar?!  
Jeová, o Deus fiel, age sempre com grande disposição em nos ouvir e ajudar. Suas palavras, na Bíblia nos conforta, ajuda e consola: "De modo algum te deixarei e de modo algum te abandonarei. Para que tenhamos boa coragem e digamos: 'Jeová é o meu ajudador; não terei medo. Que me pode fazer o homem?" (Hebreus 13:5, 6) Essa é a atitude certa a tomar, crer no Deus verdadeiro.
A atitude certa a tomar é ter e manter a fé, pois "Deus é para nós refúgio e força, uma ajuda encontrada prontamente durante as aflições. Por isso é que não temeremos, ainda que a terra passe por uma mudança e ainda que os montes cambaleiem para dentro do coração do vasto mar... Ele faz cessar as guerras até a extremidade da terra." (Salmos 46:1, 2, 9)
Tome sua posição ao lado de Deus e vença e seja feliz. Leia Salmo 55:22.
Que o nosso supremo, soberano, grandioso Criador, santo e justo Deus Jeová nos dê um bom dia de paz, alegria, amor, sabedoria, disposição, boa saúde, fé, proteção e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                 Joca Vitorino

Pensamento: "Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus." (Filipenses 4:.6)

Comentários