Você mente pra quem ama?

O que leva alguém a mentir para quem diz amar? Por que essa desconsideração para com alguém que considera você como parte da sua vida? Mentir para alguém é um prejuízo emocional. Mentir para quem gosta é egoísmo e falsidade.
Se você mente para quem ama, onde estão o seu respeito e o amor-próprio? A mentira que você faz ou diz afeta a sua relação com quem está próximo de você e com os que estão distantes também. A sua mentira faz de você uma pessoa irresponsável, sem valor e desacreditada. Onde você estiver, o que acontecer, vão por a culpa em você, porque o mentiroso é considerado marginal para a sociedade. Como a história do menino e o lobo, onde o menino gritava que o lobo estava vindo e as pessoas sempre fugiam e fechavam as portas e quando o lobo veio de verdade, ninguém acreditou e aconteceu uma tragédia. A mentira é uma tragédia em si. Mentir faz um grande e irremissível mal.
O que aconteceu entre duas pessoas que viviam em paz e bondade, sem pessoas más ao seu redor para incomodá-los? Eles acreditaram que podiam viver independentemente e acreditaram numa mentira, e o que aconteceu? Foram banidos da sua morada, perderam privilégios e bençãos e trouxeram calamidade para todos. Seus nomes? Adão e Eva. (Gênesis 3:1-24)
A mentira hoje tomou uma forma sutil e se faz em forma de engano, de omitir, de esconder... A mentira torna a pessoa como quem ilude. O que faz a mentira? Desvia a pessoa de tudo o que é bom. A Bíblia diz que Deus é bom e como tal, odeia a mentira e quem profere falsidade. O que você acha disso?
Existe uma informação bíblica que nos faz desviar de mentir e de ser encarado como tal. "Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis as vossas pérolas diante dos porcos, para que nunca as pisem debaixo dos seus pés e, voltando-se, vos dilacerem." (Mateus 7:6) Não temos, assim, a obrigação de falar certas coisas a pessoas indevidas; o que é diferente de mentir, pois todas as coisas más e problemas vieram a cair sobre nós por causa da mentira. 
A Palavra de Deus diz que Satanás é mentiroso e o pai da mentira. Que motivo, então, teria você para seguir esse proceder?  (João 8:44; Hebreus 6:18; Tito 1:2) Não minta, viva.
Que o nosso verdadeiro, amoroso, justo, santo, querido e fiel Deus Jeová nos dê um bom dia de paz, segurança, bençãos, alegria e amor em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                              Joca Vitorino

Pensamento: "Se fizermos a declaração: 'Não temos [cometido] pecado', fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós." (1 João 1:10)

Comentários