Comportamento

Visualize esta cena: uma jovem está sentada, chorando e uma pessoa se aproxima dela e tenta acalentá-la perguntando-lhe o que tinha acontecido. Ela diz que o seu namorado a traiu e a sua colega diz que é melhor agir em vez de ficar ali, parada, chorando e com astúcia diz-lhe que ela deveria retaliar, pois ele tinha que pagar por aquilo que fez.
E você, o que faria? 
Agora, visualize esta outra cena: uma jovem está sentada, chorando e uma pessoa se aproxima dela e tenta acalentá-la perguntando-lhe o que tinha acontecido. Ela diz que seu namorado a traiu e a sua amiga diz que é melhor ela se acalmar, respirar fundo e se oferece como companhia para caminhar com ela e se dispõe a ouvi-la, assim como se propõe a ajudá-la a ir para casa.
Em outra cena vemos um rapaz caminhar pelo pátio da escola e uns rapazes o veem e gritam para chamar a sua atenção e começam a dizer-lhe palavras ofensivas, mas ele baixa a cabeça e vai seguindo seu caminho.
Numa situação parecida, um outro jovem é atraído pelo grito dos rapazes e responde às ofensas e os desafia igualmente, abrindo sua mochila e enfiando a mão parecendo tirar de lá algo ameaçador.
Assim se dá com o comportamento das pessoas de modo geral; poucos estão dispostos a se mostrarem amigos, receptivos, ouvintes, enquanto existem muitos que violam a educação concebida pelos pais e educadores e tornam a própria vida e a dos outros um caos.
O comportamento pode duas coisas na nossa vida: edificar ou destruir. Não existe meio termo para isso. Desde o início pecador da raça humana a desobediência tem sido o elemento devorador de habilidades, atitudes, relacionamentos e progresso em todo o mundo. Sabemos dos maus exemplos de comportamento de Satanás, o diabo, Adão e Eva, Caim, Faraó, Ninrode, Dalila, Jezabel, Herodes e Judas, dentre outros. 
Nosso comportamento deve ser único, direcionado para o que é certo fazer e não para fazer as coisas por impulso. Deve ser um comportamento exemplar, diferenciado, bem ajustado e uma referência (Mateus 16:27).
Que o nosso soberano, amoroso, justo e maravilhoso Deus Jeová nos dê um bom dia de frutos do espírito santo, bençãos, proteção e boa saúde em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                         Joca Vitorino

Pensamento: "Porque vós mesmo sabeis o modo em que deveis imitar-nos, porque nós não nos comportamos desordeiramente entre vós." (2 Tessalonicenses 3:7)

Comentários