O valor da experiência

Texto e imagem de hoje: https://plus.google.com/photos/107925903145619205839/albums/5897155477838808209/5929630377882352306?banner=pwa&pid=5929630377882352306&oid=107925903145619205839
Ter experiências é mais do que expressá-las, é saber fazer com que os outros criem uma boa e agradável expectativa do que é bom, do que é decente, do que é louvável fazer.
Ter experiências é ter a habilidade de passá-las a outros sem a intenção de estar ensinando algo.
As experiências, geralmente, são assuntos pessoais, porém compõem a história de alguém, um alguém que transmite ideias e sentimentos valiosos para uma cultura de um lugar e torna versátil a sua divulgação.
O valor das experiências são enormemente difundidos de diversas maneiras. Uma delas é a escrita da Bíblia, um conjunto de livros de experiências gerais. Temos também os livros de história e ciências. Existem romances, crônicas, poemas, poesias, desenho, pintura, música, e audiovisuais que mostram a capacidade adquirida e transmitida de uma comunidade, de um povo, de uma raça. 
Li, na introdução do livro O maior homem que já viveu, publicado pelas Testemunhas de Jeová: "Por meio de seus dinâmicos ensinamentos e pela maneira que viveu em harmonia com eles, Jesus tem influenciado de forma poderosa a vida de pessoas já por quase dois mil anos. Conforme certo escritor expressou apropriadamente: 'Todos os exércitos que já marcharam, todas as frotas navais que já se construíram, todos os parlamentos que já se reuniram e todos os reis que já governaram, juntos, não influenciaram a vida do homem sobre a terra tão poderosamente." Achei encantadora e fantástica essa declaração. Profunda também.
Por que essa passagem contada por homens é experiência válida? Porque o próprio Cristo falou: "Não faço nada de minha própria iniciativa, mas assim como o Pai me ensinou, estas coisas eu falo" (João 8:28). Isso nos mostra que para ter experiência é necessário obter primeiro a humildade. A humildade é o princípio da experiência.
Que o nosso sábio, majestoso e amoroso Deus Jeová nos dê um bom dia de paz, muita paz, experiências de valores espirituais, nobreza moral, bom trabalho e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                             Joca Vitorino

Pensamento: "E eu vi todo o trabalho do [verdadeiro] Deus, que a humanidade não é capaz de descobrir o trabalho que se fez debaixo do sol; por mais que a humanidade trabalhe arduamente para procurar, ainda assim não [o] descobre. E mesmo que dissessem que são bastante sábios para saber, não seriam capazes de [o] descobrir." (Eclesiastes 8:17)

Comentários