Saber ouvir

Imagem e texto de hoje: http://i48.tinypic.com/30mqr05.jpg

Às vezes, por questões de educação ouvimos atentamente o que alguém nos diz. Outras vezes ouvimos por questões sociais, como numa palestra na escola ou na comunidade. Mas saber ouvir é buscar entender o mais profundo do assunto em pauta. Saber ouvir é escutar e entender, ou se esforçar para entender, e junto com isso, embasar o aprendizado em pessoas ou livros que sejam significativamente confiáveis.
Todos precisamos de alguém para conversar, para desabafar. Imagine que você procure alguém com tal intento e você mesmo não recebe a atenção devida. Como se sentiria? Saber ouvir é assim: quem o procura tem confiança e estima por você, então, por que não dar uns poucos momentos para ouvir essa pessoa? Dar um pouco de si para o outro só nos causa felicidade. Conheço algumas pessoas (porque , na verdade são realmente algumas que se interessam de verdade pelo próximo) que são felizes, que trabalham, que tem família e que muito do seu tempo é dedicado aos outros. Compreende a maravilha? A pessoa se empenha tanto por alguém e ainda consegue ter tempo e alegria para dispor. Como lemos na Bíblia, em Gálatas 6:7, que 'o que o homem plantar, isso ele ceifará'. Essa é uma verdade extremamente profunda e experimentada por milhares de anos, por várias civilizações e continua sendo verdade, porque deriva da Palavra de Deus, a Bíblia.
Ao nos aproximarmos mais de fazer a boa e excelente vontade de Deus, sentimos o que diz na Bíblia : '...enquanto tivermos tempo favorável para isso, façamos o que é bom para com todos, mas especialmente para com os aparentados [conosco] na fé.' (Gálatas 6:10)
Ouça mais, ouça melhor! A atenção pode salvar uma vida, pode fazer desistir de cometerem atos criminosos e pode dar prazer de viver a quem fala e a quem ouve.
Seja bom ouvinte. Seja mais amigo.
Que o nosso amoroso e benigno Jeová Deus nos dê um dia de alegria e paz em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                       Joca Vitorino

Pensamento: "O segredo, para o homem, não é começar, mas perseverar." (Provérbio curdo)

Comentários