Como poderá ser salvo?


Que benefícios terei por ter paciência?

Jeová é paciente mesmo diante de extrema provocação, como se pode ver no seu modo de lidar com a perversidade que prevalecia antes do Dilúvio. A Terra estava cheia de imoralidade e violência, e Jeová estava “magoado no coração” por causa da degeneração humana. (Gên. 6:2-8) Ele não toleraria para sempre essa situação, de modo que decidiu causar um dilúvio para destruir os humanos desobedientes. Enquanto “a paciência de Deus esperava nos dias de Noé”, Jeová fez preparativos para salvar Noé e sua família. (1 Ped. 3:20) No tempo apropriado, Jeová informou Noé dessa decisão e o encarregou de construir uma arca. (Gên. 6:14-22) Noé era também “pregador da justiça”, que avisava seus semelhantes da iminente destruição. (2 Ped. 2:5) Jesus disse que os nossos tempos seriam similares aos de Noé. Jeová decidiu quando eliminará este mundo perverso. Nenhum humano sabe o ‘dia e hora’ em que isso acontecerá. (Mat. 24:36) Atualmente, realizamos a obra que Deus nos confiou — alertar as pessoas e dizer-lhes como podem se salvar.
É óbvio que a paciência de Jeová não significa que ele esteja apenas esperando o tempo passar. Não, nunca devemos confundir sua paciência com desatenção ou apatia. Realisticamente, porém, pode ser um desafio nos lembrar disso à medida que envelhecemos  ou sofremos neste mundo mau. Talvez nos desanimemos ou achemos que Deus está demorando a cumprir suas promessas. (Heb. 10:36) Nunca se esqueça de que ele tem boas razões para ser paciente, e que está usando esse meio-tempo em benefício de seus servos leais. (2 Ped. 2:3; 3:9)
Que medidas podemos tomar para fortalecer nossa fé e assim nos tornar  mais pacientes? É fundamental aplicar os conselhos de Deus. Por exemplo, reflita sobre por que você dá prioridade ao Reino na sua vida. Você pode intensificar seus esforços de aplicar o conselho em Mateus 6:33? Talvez possa dedicar mais tempo ao ministério ou ajustar alguns aspectos de seu estilo de vida. Não se esqueça de como Jeová tem abençoado seus esforços até agora. Talvez o tenha habilitado a dirigir um estudo bíblico ou ajudado a ter “a paz de Deus, que excede todo pensamento”. (Leia Filipenses 4:7.Pensar nos benefícios que você já recebeu de seguir as instruções de Jeová aumentará seu apreço pela paciência. — Sal. 34:8.
 Esse processo é similar ao ciclo natural de semear, cultivar e colher. Sempre que o agricultor colhe uma boa safra, ele fica mais confiante para semear na próxima estação. Naturalmente, daí ele terá de esperar com paciência até a colheita, mas isso não o impedirá de semear, talvez até mesmo lançando sementes numa área maior de terra. Ele confia que colherá. De modo similar, ao repetirmos esse ciclo de aprender os conselhos de Jeová, aplicá-los e daí colher os benefícios, a nossa confiança Nele aumenta. A nossa fé também aumenta, e fica mais fácil esperar pelas bênçãos que com certeza virão. — LeiaTiago 5:7, 8.
 Jesus tem toda autoridade no céu e na Terra e nada pode privar você de seu cuidado amoroso — exceto você mesmo. (João 10:28, 29) Não há motivo para temer o futuro ou até mesmo a morte. Quem perseverar pacientemente até o fim será salvo. Portanto, não podemos permitir que o mundo nos seduza e nos faça deixar de confiar em Jeová. Em vez disso, temos de estar decididos a aumentar nossa fé e a usar com sabedoria o tempo da paciência de Deus. — Mat. 24:13leia 2 Pedro 3:17, 18.

Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved.



ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS



Comentários