Você é de confiança?



Como posso ganhar a confiança dos meus pais?

O que você pode fazer

Pense no seguinte: De modo geral, será que seu comportamento dá motivos para que seus pais não confiem em você?
Por exemplo, o apóstolo Paulo escreveu: “Queremos comportar-nos honestamente em todas as coisas.” (Hebreus 13:18) Pergunte-se: ‘Tenho sido honesto com meus pais quando digo aonde vou e o que faço?’

 Laura

Eu trocava e-mails secretamente com um menino de quem gostava. Meus pais descobriram e mandaram que eu parasse. Prometi que faria isso, mas não fiz. Isso continuou por um ano. Eu mandava e-mails, meus pais descobriam; eu me desculpava e prometia que ia parar, mas aí fazia tudo de novo. A situação chegou a ponto de meus pais não poderem confiar em mim para nada!
Na sua opinião, por que os pais de Laura pararam de confiar nela?
Se você fosse o pai ou a mãe de Laura, o que teria feito, e por quê?
Como Laura poderia ter sido mais responsável depois que seus pais conversaram pela primeira vez com ela sobre o problema?

 Suely

“Meus pais não confiavam em mim quando o assunto era meninos, mas agora entendo por quê. Eu estava paquerando dois meninos que eram dois anos mais velhos do que eu. Além disso, conversava com eles por telefone horas a fio, e nas festinhas conversava praticamente só com eles. Meus pais tiraram meu telefone por um mês e não me deixavam ir a lugares onde aqueles meninos estariam.”
Se você fosse o pai ou a mãe de Suely, o que teria feito, e por quê?
Na sua opinião, acha que os pais de Suely exageraram nas proibições que estabeleceram para ela? Em caso afirmativo, por quê?
O que Suely poderia ter feito para reconquistar a confiança de seus pais?

Como reconquistar a confiança

O que você pode fazer

Um jovem subindo uma escada
A transição para se tornar um adulto de confiança é como uma escada que você sobe degrau por degrau durante toda a adolescência
Primeiro, identifique os campos em que você perdeu um pouco a confiança de seus pais.
  • Voltar para casa no horário combinado
  • Cumprir o que prometer
  • Ser pontual
  • Usar o dinheiro de modo responsável
  • Concluir as tarefas domésticas
  • Sair da cama sem os pais ficarem insistindo
  • Manter o quarto limpo
  • Falar a verdade
  • Usar o telefone e o computador de modo equilibrado
  • Admitir erros e pedir desculpas
  • Outros
Segundo, esteja decidido a melhorar. Estabeleça a meta de provar que é confiável nos campos que escolheu acima. Siga o conselho da Bíblia de ‘pôr de lado a velha personalidade que se conforma ao seu procedimento anterior’. (Efésios 4:22) Com o tempo, o seu progresso será notado pelos outros, incluindo seus pais. — 1 Timóteo 4:15.
Terceiro, converse com seus pais sobre sua meta. Em vez de reclamar que eles precisam confiar mais em você, pergunte de modo respeitoso o que acham que você precisa fazer para ganhar a confiança deles.
Cuidado: Não espere que seus pais cedam imediatamente. Sem dúvida, eles vão querer ter certeza de que você cumprirá o que promete. Aproveite a oportunidade para provar que é confiável. Com o tempo, pode ser que seus pais confiem mais em você e lhe deem mais liberdade. Foi isso o que aconteceu com Suely, já mencionada. Ela disse: “É muito mais difícil conquistar confiança do que perdê-la. A cada dia que passa, estou conquistando a confiança dos meus pais, o que me deixa muito feliz!”
Conclusão: Quanto mais confiável você for, mais provável será que seus pais confiem em você.



Comentários