Nunca diminua sua atividade espiritual


Ensine Seus Filhos

Por que Davi não tinha medo

VOCÊ às vezes sente medo? — * Isso acontece com a maioria de nós. Quando você fica com medo, o que pode fazer? — Pode procurar alguém maior e mais forte para lhe ajudar. Talvez seu pai ou sua mãe possa fazer isso. Davi nos ensina muito sobre a quem podemos recorrer em busca de ajuda. Ele cantou a Deus: “Eu, da minha parte, confiarei em ti. . . . Tenho posto a minha confiança em Deus; não terei medo.” — Salmo 56:3, 4.
Com quem você acha que Davi aprendeu a não ter medo? Com os pais dele? — É bem provável que sim. Seu pai, Jessé, era um antepassado fiel de Jesus Cristo, o “Príncipe da Paz” prometido por Deus. (Isaías 9:6; 11:1-3, 10) O pai de Jessé, avô de Davi, era Obede. Um livro da Bíblia recebeu o nome da mãe de Obede. Você sabe o nome dela? — É Rute, uma mulher leal que era esposa de Boaz. — Rute 4:21, 22.
É claro que Rute e Boaz morreram bem antes de Davi nascer. Você talvez conheça o nome da mãe de Boaz, a tataravó de Davi. Ela morava em Jericó e ajudou a salvar alguns espiões israelitas. Quando as muralhas de Jericó caíram, ela conseguiu proteção para sua família por pendurar um cordão escarlate na janela. Qual era o nome dela? — Raabe, que se tornou adoradora de Jeová e é mencionada na Bíblia como um exemplo de coragem a ser imitado pelos cristãos. — Josué 2:1-21; 6:22-25; Hebreus 11:30, 31.
Podemos ter certeza de que o pai e a mãe de Davi lhe ensinaram tudo a respeito desses servos fiéis de Jeová porque os pais receberam a ordem de ensinar essas coisas aos seus filhos. (Deuteronômio 6:4-9) Quando chegou a hora, o profeta de Deus, Samuel, foi orientado a escolher Davi, o filho mais novo de Jessé, para ser o futuro rei de Israel. — 1 Samuel 16:4-13.
Certo dia, Jessé mandou Davi levar comida para seus três irmãos mais velhos que estavam lutando contra os inimigos de Deus, os filisteus. Quando chegou lá, Davi correu até onde os soldados estavam e ouviu o gigante Golias zombando “das fileiras combatentes do Deus vivente”. Todos estavam com medo de aceitar o desafio de Golias para lutar contra ele. O Rei Saul ficou  sabendo que Davi estava disposto a enfrentá-lo e o chamou. Mas quando viu Davi, Saul disse: ‘Você é apenas um rapaz.’
Davi explicou a Saul que ele já havia matado um leão e um urso que tentaram comer as ovelhas que pertenciam à sua família. Golias “terá de tornar-se como um deles”, disse Davi. ‘Vá, e que o próprio Jeová mostre estar com você’, disse Saul. Davi achou cinco pedras lisas, colocou-as na sua bolsa de pastor, pegou sua funda e saiu para lutar com o gigante. Quando Golias viu um mero rapaz chegando, ele gritou: ‘Venha a mim, e eu vou dar a sua carne às aves.’ Davi respondeu: ‘Eu chego até você com o nome de Jeová’, e depois gritou: ‘Vou golpeá-lo.’
Daí, Davi correu em direção a Golias, tirou uma pedra de sua bolsa, colocou-a na funda e atirou-a bem na testa de Golias. Quando os filisteus viram que o gigante estava morto, eles ficaram com muito medo e fugiram. Os israelitas correram atrás deles e venceram a batalha. Por favor, leia com sua família a história completa em 1 Samuel 17:12-54.
Como jovem, pode ser que às vezes você fique com medo de obedecer às ordens de Deus. Jeremias era jovem e, no início, ficou com medo, mas Deus lhe disse: “Não tenhas medo . . . pois ‘eu estou contigo.’” Jeremias criou coragem e pregou como Deus havia lhe instruído. Assim como Davi e Jeremias, se você confiar em Jeová, também pode aprender a não ter medo. — Jeremias 1:6-8.
Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved. 
JW.ORG / SITE OFICIAL DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ




ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários