Você honra as pessoas?


COMO VOCÊ ESTÁ ENVOLVIDO EM SER HONRADO E EM DAR HONRA


A questão da integridade a Deus, levantada por Satanás, não se limitou a Jó. Você também está envolvido. Isso é indicado claramente em Provérbios 27:11, onde a Palavra de Jeová diz: “Sê sábio, filho meu, e alegra meu coração, para que eu possa replicar àquele que me escarnece.” Essas palavras, escritas centenas de anos depois da morte de Jó, mostram que Satanás ainda zombava de Deus e acusava Seus servos. Quando vivemos de um modo que agrada a Jeová, nós na realidade ajudamos a refutar as acusações falsas de Satanás, alegrando assim o coração de Deus. O que você acha disso? Não seria maravilhoso ajudar a refutar as calúnias do Diabo, mesmo que isso envolva fazer certas mudanças na sua vida?

Note que Satanás disse: “Tudo o que o homem tem dará pela sua alma.” (Jó 2:4) Por dizer “o homem”, Satanás deixou claro que sua acusação não se aplicava apenas a Jó, mas a todos os seres humanos. Esse é um ponto muito importante. Satanás questiona a sua integridade a Deus. Ele gostaria que você desobedecesse a Deus e abandonasse o proceder correto ao surgirem dificuldades. Como Satanás talvez tente conseguir isso?
Satanás usa vários métodos para tentar afastar as pessoas de Deus. Por um lado, ele ataca “como leão que ruge, procurando a quem devorar”. (1 Pedro 5:8) Assim, pode-se ver a influência dele quando amigos, parentes ou outros se opõem aos seus esforços de estudar a Bíblia e pôr em prática o que aprende.*(João 15:19, 20) Por outro lado, “Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz”. (2 Coríntios 11:14) Ele pode usar meios sutis para desencaminhar você e seduzi-lo a deixar de ser uma pessoa temente a Deus. Ele pode usar também o desânimo, talvez fazendo com que você pense que não é uma pessoa suficientemente boa para agradar a Deus. (Provérbios 24:10) Quer Satanás aja como “leão que ruge”, quer finja ser “anjo de luz”, seu desafio ainda é o mesmo: ele diz que, se você enfrentar provações ou tentações, deixará de servir a Deus. Como encarar esse desafio e provar sua integridade a Deus, como Jó fez?

Devemos, sim estar decididos a dar honra, assim como em tomar a dianteira em fazer isso.



ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários