Mensagem - O diabo existe?


O Diabo existe?



Sim, a Bíblia ensina que Satanás, o Diabo, é uma pessoa real. No entanto, os críticos da Bíblia zombam dessa descrição do Diabo. Eles dizem que Satanás simplesmente representa o princípio do mal que reside dentro dos humanos.

Deveríamos ficar surpresos com essa confusão a respeito da verdadeira identidade de Satanás? De modo algum. Para ilustrar: Um criminoso pode apagar suas impressões digitais da cena de um crime para tentar esconder sua identidade e assim continuar agindo sem ser descoberto. De maneira similar, Satanás é um mestre do crime que não se importa em agir nos bastidores, promovendo corrupção moral. Jesus identificou claramente Satanás como o responsável pela maldade que permeia os assuntos humanos. Jesus o chamou de “governante deste mundo”. — João 12:31.

De onde veio o Diabo? Criado originalmente como criatura espiritual perfeita no céu, esse anjo rebelde fez de si mesmo o Diabo quando ficou obcecado com o desejo de que os humanos adorassem a ele, não a Deus. Na Bíblia podemos ler o diálogo que houve aqui na Terra entre Satanás e Jesus, quando o Diabo mostrou sua ambição egoísta. Satanás tentou fazer com que Jesus se ‘prostrasse e fizesse um ato de adoração’ a ele. — Mateus 4:8, 9.

De maneira similar, ao falar com Deus, Satanás revelou sua motivação, conforme registrado no livro de Jó. Ele se esforçaria ao máximo para fazer com que os humanos rejeitassem a Deus. — Jó 1:13-19; 2:7, 8.

Pense no seguinte: Visto que Satanás falou com Jeová Deus e Jesus Cristo, como ele poderia ser apenas o princípio do mal que reside nas pessoas? Não existe absolutamente nenhum mal em Deus ou em seu Filho. Fica claro, então, que Satanás é uma pessoa real — uma criatura espiritual perversa que não tem nenhum respeito por Jeová nem por Jesus.

O estado decadente da humanidade é uma prova de que o Diabo realmente existe. As nações deixam apodrecer excedentes de alimentos ao passo que seus cidadãos passam fome. Elas acumulam armas de destruição em massa para aniquilarem umas às outras. Poluem o meio ambiente. Ainda assim, a maioria das pessoas não enxerga a fonte desse comportamento autodestrutivo e cheio de ódio. Por quê?

A Bíblia diz que Satanás “tem cegado as mentes dos incrédulos”. (2 Coríntios 4:4) Para manipular a humanidade, Satanás usa uma organização invisível. Ele é “o governante dos demônios”. (Mateus 12:24) Assim como um chefe de uma rede do crime organizado é capaz de administrar um império ilegal sem se revelar a todos os envolvidos, Satanás também usa sua organização de anjos perversos para controlar de modo sutil massas de pessoas que, na sua maioria, não percebem a atuação e influência dele.

Podemos ser muito gratos pelo fato de a Bíblia desmascarar o Diabo e expor sua organização. Assim, podemos tomar medidas para resistir à influência do Diabo. A Bíblia nos exorta: “Sujeitai-vos . . . a Deus; mas oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós.” — Tiago 4:7.


Publicado em A Sentinela de 1º de outubro de 2009

Comentários